Laboratório Pop

Filme sobre Miles Davis encerra NYFF

30 jul 2015 / Sem comentários / em Cinema

miles

Carlos Augusto Brandão

 

“Miles Ahead” – estreia em longas do ator Don Cheadle e que acompanha a história do músico Miles Davis – terá première mundial como o filme de encerramento da 53ª edição do Festival de Nova York (25.09 a 11.10). Ao fazer o anúncio, Kent Jones, diretor do NYFF, disse que admira o filme de Cheadle por todas as decisões inteligentes que ele tomou para lidar com a questão.

 

“Mas, além disso, eu fiquei profundamente comovido por outras razões. Don sabe, como ator, roteirista e diretor e um amante da música de Miles que estratégias bem planejadas apenas levam a pontos secundários do projeto, mas no final das contas, o próprio envolvimento e atenção a cada momento e a cada detalhe é que levam um filme à vida”, completou.

 

Don Cheadle, por sua vez, manifestou sua satisfação pelo fato de o comitê de seleção ter escolhido o filme.

 

“É muito gratificante que todo o trabalho duro que tivemos para fazer esse filme, tenha nos trazido até aqui. A música de Miles engloba tudo, é pra frente, expansiva e Nova York é realmente o local em que ele fez tudo. Alice Tully Hall, Lincoln Center… são realmente os lugares certos e no momento certo”, ressaltou.

 

Primeiro filme realizado sobre o músico (1926-1991), que revolucionou o jazz para sempre, é um projeto no qual Cheadle colocou todos os seus esforços, não apenas atuando, mas também como responsável pela direção, roteiro e produção.

A trama foca o período entre 1974 e 1979 em que o músico estava afastado dos palcos e dos estúdios e contou com a ajuda de um jornalista (interpretado por Ewan McGregor), para voltar à ativa.

 

O elenco também conta com Zoe Saldana no papel de Frances Taylor, primeira esposa de Davis.

 

Para fazer o filme, o ator abriu uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar dinheiro para os custos.

 

No vídeo que elaborou para a campanha, ele conta que Davis rejeitava o termo “jazz” como representante do trabalho dele, preferindo dizer que fazia música social, termo com o qual Cheadle se alinhou para dar início ao “crowdfunding”.

 

“É bom para este filme que a sua produção tenha sido feita através de uma experiência social”, afirmou Cheadle.

 

Conforme anunciado previamente, a première mundial de The Walk de Robert Zemeckis, abrirá o festival.

 

O filme, estrelado por Joseph Gordon-Levitt, é baseado na história real de Philippe Petit, que atravessou o espaço entre as Torres Gêmeas numa corda.   A ação ocorreu na ilegalidade em 07.08.74 e ganhou destaque no mundo todo.

 

Não deixe de comentar!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Útimas de Cinema

Útimos posts