Laboratório Pop

Mostra exibe filmes que retratam ditadura

21 mar 2014 / 4 comentários / em Cinema / por

O ano de 2014 marca os 50 anos do golpe que colocou o Brasil sob uma ditadura civil-militar por mais de vinte anos. Para ajudar na reflexão sobre o tema, a Mostra Cinema pela Verdade vai exibir simultaneamente em universidades espalhadas pelos 27 estados da federação filmes que retratam este marcante período da história brasileira. A Mostra, que está na terceira edição, acontece em abril e maio, e promove exibições de filmes seguidas de debates. O ponto de partida desta edição acontece entre os dias 24 e 28 de março, quando 27 universitários selecionados em todo o Brasil se reunirão em um hotel no interior do Rio de Janeiro para participarem da capacitação para “agentes mobilizadores”.

Este ano, os filmes selecionados foram os documentários “Repare bem”, de Maria de Medeiros, “Camponeses do Araguaia – A guerrilha vista por dentro”, de Vandré Fernandes, e “Ainda existem perseguidos políticos”. Cada estado do país terá pelo menos seis sessões de filmes, totalizando 162 exibições.  Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, o projeto foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco na Ditadura Militar no Brasil e na América Latina.

“O ICEM acredita no audiovisual, no cinema, como um instrumento potencializador do debate e o Cinema Pela Verdade é uma ótima oportunidade de interlocução com o público jovem, atuante e crítico. Esse ano, em que se completam os 50 anos do Golpe, o projeto vem para somar a discussão do que foi a Ditadura Militar no Brasil. Falar sobre, discutir, esclarecer, facilita o entendimento do presente e futuro e é isso que o Cinema Pela Verdade se propõe a fazer”, diz a vice-presidente do ICEM, Luciana Boal Marinho.

4 comentários:

  1. evening dress sammydress disse:

    Our own experience of that particular router, which incidentally isn’t the one we mentioned above, are rather different. I had a Billion 7800 for a brief period and it struggled to handle the low noise margins on our line and kept dropping the connection.
    evening dress sammydress http://www.sammydress.cc/evening-dresses_c91.html

  2. Anny disse:

    Hmm Joana, ne3o sei ne3o. Parece-me primeiro que o do Manoel de Oliveira vai ser o esdhcoilo e depois mesmo que “Embargo” o fosse ne3o vejo ningue9m da produtora nem do ICA a fazer propaganda ao film, quer ce1 quer le1 nos EUA, que tambe9m e9 preciso. Pressione1-los para o introduzirem em Tribeca ou que corresse festivais le1, como em Sundance por exemplo onde entra muito filme estrangeiro. E sim a Espanha de vez em quando faz alguns erros crassos mas habitualmente os filmes submetidos team sempre qualidade. Os nossos je1 ne3o, escolhem sempre nomeados inferiores. O “Amor de Perdie7e3o” era um bom filme mas a histf3ria e essencialmente o tom que Me1rio Barroso lhe quis conferir ne3o ajudam e a parquedssima publicidade feita ao filme aqui e ale9m-portas tambe9m ne3o serviu de grande ajuda.De notar que todos os anos temos sempre filmes italianos, franceses, brasileiros, japoneses, coreanos, chineses e muitos filmes de Leste na corrida. Porque sere1? Acho que temos de aprender com eles.Abrae7o e obrigado por comentares,Jorge Rodrigues

  3. Zakaria disse:

    Ha. I forgot that my iconnent little comment ballooned into the Showgirls blog-a-thon. Wow. Now I’m kind of proud. I’ll gladly take you up on the Richard X offer. Give me a minute to do it; I’m going to really figure out what I want to post. And take your time on the Liz post. I’m just thrilled knowing that I’ll see it in the future.

  4. Menakshi disse:

    Yes, thanks for taknig us to the movies, V. I find your reviews, and Milton’s comments the hiccupper and the audience commenter, too so very entertaining, and given my tastes, I suspect way more so than any of these films.However, I must agree, Robert Redford does still look good. Indeed, next time you go to one of these things where you know he’ll be there, please take a camera with a strong zoom lens.

Não deixe de comentar!

Útimas de Cinema

Útimos posts