RODRIGO FONSECA
Organizado sob a curadoria pelos irmãos Jane e Bruno Saglia, num empenho anfíbio de rever o passado e prospectar o futuro, o Festival de Vassouras começa a deixar sua potência visível conforme sua segunda edição – iniciada na sexta e engatilhada até sábado – vai sendo bem desenhada, a partir de uma homenagem ao ator e diretor Antonio Pitanga. Neste sábado à noite, vai rolar projeção do esperado “O Capitão Astúcia”, de Filipe Gontijo. Nesse baile pop do cinema nacional por diferentes gêneros dramatúrgicos, um letreirista de gibis octogenário resolve se tornar super-herói para ajudar a salvar o mundo de um misterioso vilão. Na quarta, a cidade vai conferir o aguardado drama “Vermelho Monet”, do cearense Halder Gomes, responsável pelo fenômeno “Cine Holliúdy”, sucesso de bilheteria em 2013. Em sua trama, rodada em Portugal, Chico Diaz vive Johannes, um pintor que se tornou obsoleto, no que muitos consideram ser seu melhor trabalho na telona.
Mas a grande pedida da seleção é a exibição do musical ganhador do Leopardo de Ouro de melhor curta-metragem em Locarno, em terras suíças, em 2021: “Fantasma Neon”. A direção é de Leonardo Martinelli, que vai escancarar dilemas sociais do Brasil nas telas de Vassouras, em sessão na terça-feira. Nascido no Andaraí, Martinelli – realizador de curtas como “Copacabana Madureira”, de 2019, e “O Prazer de Matar Insetos”, de 2020 – vai exibir seu premiado filme nas telas do Vale do Café. Sua trama fala sobre um entregador de comida, tipo i-Food, João (papel de Dennis Pinheiro), em meio à selva de ódios que a realidade contemporânea da covid-19 virou. Música e dança entram em cena como uma forma de sobreviver à aspereza do dia a dia, num debate sobre exclusões diversas, incluindo o racismo.
Nesta quarta, o diretor Wagner de Assis e o ator Renato Prieto se reúnem na cidade pra falar sobre o filão espírita do cinema brasileiro, enquanto falam do ansiado “Nosso Lar 2: Os Mensageiros”, previsto para janeiro. O primeiro da franquia, lançado em 2010, vendeu 4 milhões de ingressos.