Rodrigo Fonseca
Estruturada sob uma promessa de balanço entre medalhões (Abderrahmane Sissako, Olivier Assayas, Hong Sangsoo) e novíssimas vozes autorais (Mati Diop, Claire Burger), a lista de concorrentes ao Urso de Ouro da Berlinale 2024 (agendada de 15 a 25 de fevereiro, na capital alemã) ganhou holofotes na manhã desta segunda. Países da África, da América do Sul, da Ásia entram em campo ao lado de produções da Europa e de títulos com astros hollywoodianos. O anúncio foi feito pela diretora executiva do festival, Mariëtte Rissenbeek, e seu diretor artístico, Carlo Chatrian. A dupla anunciou a presença do longa brasileiro “Cidade; Campo”, de Juliana Rojas (de “Sinfonia da Necrópole”), na mostra competitiva Encontros. A mesma seção oferece brasilidade na coprodução “Dormir de Olhos Abertos”, de Nele Wohlatz.
Mariëtte e Chatrian incluíram na lista de títulos em concurso no evento o filme de abertura: o drama irlandês (feito em coprodução com a Bélgica) “Small Things Like These”, de Tim Mielants. Seu protagonista é Cillian Murphy, ganhador do Globo de Ouro de Melhor Ator Dramático por “Oppenheimer” (e possível concorrente ao Oscar. Ele vive um trabalhador das minas de carvão assolado por segredos de sua comunidade no Natal de 1985. No dia 20, o festival concede o Urso de Ouro Honorário de 2024 ao mítico realizador americano Martin Scorsese, numa cerimônia que inclui a projeção de “Os Infiltrados” (2006), pelo qual ele recebeu o Oscar de Melhor Direção. O cineasta alemão hoje nonagenário Edgar Reitz (de “The Tailor From Ulm” e “Alemanha no Outono”) também recebe um troféu de honra pelo conjunto de sua obra: a Berlinale Camera.

“Cidade; Campo”, de Juliana Rojas

Este ano, além do novo exercício autoral de Rojas, a esquadra brasileira na Berlinale inclui títulos nas seções Panorama (“Betânia”, de Marcelo Botta), Generation (“Lapso”, de Caroline Cavalcanti) e Forum Expanded (“Quebranto”, de Janaina Wagner).

A COMPETIÇÃO
“Another End”, de Piero Messina
“Architeton”, de Viktor Kossakovsky
“Black Tea”, de Abderrahmane Sissako
“La Cocina”, de Alonso Ruizpalacios
“Dahomey”, de Mati Diop
“A Different Man”, de Aaron Schimberg
“L’Empire”, de Bruno Dumont
“Gloria!”, de Margherita Vicario
“Hors du Temps”, de Olivier Assayas
“From Hilde, With Love”, de Andreas Dresen
“My Favorite Cake”, de Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha
“Langue Étrangère”, de Claire Burger
“Who Do I Belong to”, de Meryan Joobeur
“Pepe”, de Nelson Carlos De Los Santos Arias
“Shambala”, de Min Bahadour Bham
“Small Things Like These”, de Tim Mielants
“Sterben”, de Mathias Glasner
“The Devil’s Bath”, de Veronika Franz e Severin Fiala
“Sons”, de Gustav Möller
“A Traveler’s Needs”, de Hong Sangsoo