Rodrigo Fonseca
Ameaçado de “cancelamento” logo após a pandemia, à força de acusações de falta de diversidade, práticas corruptas e desrespeito com estrelas, o Globo de Ouro segue vivo, firme e disputado, negociando armistícios com a indústria, como comprova o anuncia de sua 81ª edição, feito nesta segunda-feira. Cedric The Enternainer e Wilmer Walderrama anunciaram os competidores numa live na qual se fez notar toda a diplomacia da Hollywood Foreign Press Association (HFPA). A entidade sempre buscou exercitar um espírito democrático – ainda que com falhas de inclusão – ao longo de suas oito décadas. Os indicados às láureas da festa anual da Associação de Correspondentes da Imprensa Estrangeira na Meca do audiovisual faz do maior blockbuster do ano, “Barbie”, de Greta Gerwig, seu mais forte concorrente, uma vez que coube à produção vagas no maior número de frentes do certame: nove. Em seu encalço está o aclamado “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, com oito indicações. É notável a força com que o ganhador da Palma de Ouro, o suspense de tribunal francês “Anatomia de uma Queda”, de Justine Triet, chegou ao páreo. Concorre às láureas de Melhor Filme, Roteiro, Atriz (Sandra Hüller) e Filme de Língua Não Inglesa. Nesse espaço, não houve vaga para o .doc brasileiro “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, nosso representante na corrida para o Oscar. Vale lembrar que o Globo dourado contempla séries de televisão e de plataformas de streaming, além dos filmes, dividindo-se entre teledramaturgia e cinema. A data da cerimônia: 7 de janeiro. Onde: Berverly Hilton Hotel, na Califórnia. A transmissão vai ser feita pela NBC, que havia torcido o nariz para HFPA por conta de seus deslizes na falta de representatividade.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anuncia as indicações ao Oscar 2024 logo em seguida, em 23 de janeiro. Sua cerimônia será no dia 10 de março.

 

Este ano, a HFPA não escalou latinos em sua competição de Língua Não Inglesa, que coroou “Argentina, 1985”, de Santiago Mitre, com a láurea deste ano. O mais sólido adversário de “Anatomia de uma Queda” nessa seara é o filme catástrofe espanhol (da Netflix) “A Sociedade da Neve”, de J. A. Bayona. Os demais competidores representam a Itália (“Eu, Capitão”, de Matteo Garrone); a Coreia do Sul (“Vidas Passadas”, de Celine Song, que é parcialmente norte-americano); o Reino Unido, ainda que falando Alemão (com “Zona de Interesse”, de Jonathan Glazer, sobre um casal nazista na II Guerra); e a Finlândia. O audiovisual finlandês se candidata – e bem – com o badalado “Folhas de Outono”, de Aki Kaurismäki, já em cartaz no Rio, que valeu ainda uma indicação para sua estrela, Alma Pöysti.
O Japão emplacou dois títulos na briga pelo Globo de melhor longa animado. Um deles, “Suzume”, de Makoto Shinkai, disputou o Urso de Ouro, na Berlinale, em fevereiro. O outro, “O Rapaz e a Garça” (“The Boy and the Heron”), que marca a volta de Hayao Miyazaki (de “A Viagem de Chihiro”) à direção, depois de um hiato de dez anos, ficou em primeiro lugar na lista das maiores bilheterias dos EUA, no fim de semana passado. Sua receita já beira US$ 97 milhões.
O musical “A Cor Púrpura” e a comédia “American Fiction” – duas reflexões sobre o preconceito racial nos Estados Unidos – despontam com vigor na caça à láurea da Hollywood Foreign Press Association. Há uma aposta forte em ambos.
Ganhador do Leão de Ouro de Veneza, “Pobres Criaturas”, dirigido pelo cineasta grego Yorgos Lanthimos (de “A Favorita”), pode virar o jogo na geurra pelos Globos. Estima-se que a HFPA pode se render a Lanthimos e à sua estrela, Emma Stone. Ela disputa na frente das comédias. No front dos longas dramáticos, a atriz com mais chances de ser laureada é Lily Gladstone (estrela de origem indígena, com ancestralidade na nação Piegan Blackfeet) que combate o racismo contra os povos originários dos EUA no épico “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese. Tanto ele quanto a louca narrativa de Lanthimos (que faz de Emma uma espécie de Frankenstein, movida pelo desejo) receberam sete indicações cada.