O Cinema Petrobras em Movimento volta a exibir gratuitamente filmes nacionais por todo o país. EsTe mês, municípios do interior de Minas Gerais e Rio de Janeiro recebem o circuito 2014. A sessão inaugural será nesta quarta (7), em Betim, com exibições dos filmes “Colegas” e “Brichos 2” na Escola Municipal Sabastiana Diniz. No mesmo dia, Magé recebe sua primeira sessão na E.M. Barão de Iriri, às 9h.

Além de escolas da rede pública de ensino, as projeções acontecem em sedes de projetos sociais, casas de saúde, e onde mais for possível montar uma tela e fazer o cinema chegar até a população. Em cada um desses lugares há agentes culturais contratados e capacitados pelo Cinema Petrobras em Movimento.

Esse ano, o projeto já passou por Rio de Janeiro e Bahia. Até setembro, 152 municípios serão visitados em todo o país, entre eles Juiz de Fora, Barbacena, Lagoa Santa e Brumadinho. A expectativa é alcançar 70 mil espectadores, em cerca de 900 sessões.

Já na 15ª edição, o projeto leva a sétima arte a comunidades sem salas de cinema,com patrocínio do Sistema Petrobras. Esse é o maior circuito de exibição não comercial da América Latina

Os três filmes selecionados para este ano estão relacionados ao universo infanto-juvenil e à história do país. “Colegas”, de Marcelo Galvão, apresenta três amigos portadores de síndrome de Down que partem em uma aventura em busca dos próprios sonhos; “Brichos2- A Floresta é Nossa”, de Paulo Munhoz, mostra a luta pela fictícia Brainforest; “Uma história de Amor e Fúria”, de Luiz Bolognesi, é uma animação para adultos que conta a história do Brasil desde as batalhas dos tupinambás até a guerra mundial pela água, no futuro.

Os títulos escolhidos cobrem todas as faixas etárias e seguem o critério de qualidade técnica e artística, além da relevância de seus temas na geração de reflexões e debates.

O projeto

O maior projeto de difusão do cinema brasileiro com abrangência em 26 estados da federação, o Cinema Petrobras em Movimento trabalha de forma contínua pela democratização do acesso ao cinema nacional, formando plateias para os produtos audiovisuais brasileiros e revigorando a carreira dos filmes por meio de sessões gratuitas. O projeto reconhece a cultura e o audiovisual nacional como ferramentas para a educação e a transformação social, estimulando o fortalecimento de imaginários e identidades brasileiras e fomentando debates em torno de temáticas de interesse nacional abordadas nos filmes.

Em 15 anos de atividade, o Cinema Petrobras em Movimento já capacitou cerca de 520 Agentes Culturais, realizou mais de 16mil sessões gratuitas em 1.113 municípios, atingindo mais de dois milhões de espectadores em todo o território nacional. Trata-se do maior circuito não comercial de exibição da América Latina.