O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) chega à 19ª edição com a apresentação de mais de 200 obras musicais distribuídas em 50 concertos. De 10 a 20 de janeiro, o evento transforma a cidade de Jaraguá do Sul na capital cultural catarinense, com a expectativa de um público aproximado de 30 mil pessoas durante a programação. O Femusc, maior festival-escola gratuito da América Latina, realizado tradicionalmente no Centro Cultural Scar, no centro de Jaraguá, este ano ganhará outros dois palcos, a Igreja Luterana e a Igreja Matriz São Sebastião.
A decisão de ampliar os locais de apresentação do Femusc partiu da organização do evento que quer chegar a pontos da cidade não impactados em edições anteriores. “O Femusc é muito mais que um festival de música, ele também movimenta a economia, tem o poder de transformar a sociedade por onde passa e a experiência desse público diverso é fundamental para o desenvolvimento da carreira musical dos nossos alunos”, afirma o maestro e idealizador do festival Alex Klein.
Para 2024, Klein preparou 111 masterclasses, 543 ensaios, três Orquestras Sinfônicas, além das Orquestras de Câmara. As sinfonias de Beethoven (3ª e “Abertura Egmont” ), do pianista e compositor Felix Mendelssohn (a 4ª e “Sonho de uma Noite de Verão”) e o solo de cordas “Metamorphosen”, do compositor e maestro Richard Strauss prometem ser os pontos altos da agenda de 2024. “Cada concerto terá início com uma obra de Bach, e a maioria deles também irá incluir pelo menos uma obra de um compositor brasileiro”, adianta o maestro.
Para o festival de 2024, estão previstas também uma série de apresentações sociais. Serão outros 60 concertos com 250 execuções realizados em shoppings e hospitais da região. Uma série de apresentações musicais também ocorrerá em locais como praças de alimentação, bares, restaurante e praças de Jaraguá do Sul; estas apresentações contarão com a participação de 35 músicos locais.