O Ilumina, reconhecido por sua história de impacto dentro do cenário musical, realiza a sua 9ª edição em 2024, de 3 a 14/01. Durante todos os dias do festival, e de modo inteiramente dedicado nos 4 primeiros, a experiência imersiva de músicos profissionais de diversos lugares do mundo e jovens bolsistas de contextos socioeconômicos desafiadores define o projeto e resulta na criação de seis concertos inéditos e gratuitos apresentados, a partir do dia 07/01, em Caconde, Mococa e São Paulo. Entre os lugares emblemáticos que recebem a proposição estão: Sala São Paulo, Teatro Municipal de Mococa, Serra do Cigano e a Fazenda Ambiental Fortaleza – essa última é, por sinal, a sede onde os ensaios diários acontecem.
“O Ilumina existe sempre como uma provocação – para o mundo, para nosso público e especialmente para nós mesmos como artistas. Devemos aceitar que a maior parte do talento do mundo é ignorada e ótimas ideias são perdidas? Devemos esperar, na música clássica, as mesmas maneiras antiquadas de fazer as coisas? Temos pessoas radicalmente diferentes de nós em nossas vidas, em nossas escolas, escritórios, em nossas mesas de jantar? A arte deve ser um prisma que desintegra os padrões cansados do mundo e nos encoraja a ver de novas maneiras”, comenta a fundadora do Ilumina, Jennifer Stumm.
A temática deste ano, “Cores”, explora o mundo visual por meio da música e questiona nossa percepção comum. “Cores é uma exploração sonora das fronteiras entre o que vemos e ouvimos. Neste momento de instabilidade global, o festival de 2024 nos convida a considerar tons de cinza, o complexo intermediário e o poder da metamorfose”, explica Jennifer.
Em sua 9ª edição, o festival conta com a participação de 40 artistas de 13 países. A lista de artistas confirmados impressiona com Amalie Stalheim (violoncelo, Noruega), Asbjørn Nørgaard (viola, Dinamarca), Bruno Lima (violoncelo, Brasil), Edmundo Carneiro (percussão, Brasil), Emanuele Baldini (violino, Itália), Felipe Bueno (violino, Brasil), Henja Semmler (violino, Alemanha), Jennifer Stumm (viola, Estados Unidos), Miwa Kozuma (dançarina, Brasil), Pedro Gadelha (contrabaixo, Brasil), Seth Parker Woods (violoncelo, Estados Unidos), Tai Murray (violino, Estados Unidos) e da diretora artística, violista e fundadora do Festival, Jennifer Stumm. A presença de músicos brasileiros entre os solistas reforça o compromisso do Ilumina em celebrar e destacar o talento local, proporcionando uma plataforma para artistas nacionais brilharem ao lado de seus pares internacionais.
SERVIÇO
07/01, domingo, às 17h
ECOCONCERTO NA MONTANHA
Local: Serra do Cigano – Caconde/SP
10/01, quarta-feira, às 19h
TEATRO MUNICIPAL DE MOCOCA
Local: Rua Cel Diogo, 82 – Centro, Mococa/SP
11/01, quinta-feira, às 17h
ECOCONCERTO NA FAF
Local: Serraria da Fazenda Ambiental Fortaleza (Distrito de Igaraí, Zona Rural, SN – Mococa)
12/01, sexta-feira, às 20h
SALA SÃO PAULO
Local: Praça Júlio Prestes, 16 – Luz, São Paulo/SP
13/01, sábado, às 20h
SALA SÃO PAULO
Local: Praça Júlio Prestes, 16 – Luz, São Paulo/SP
14/01, domingo, às 16h
SALA SÃO PAULO
Local: Praça Júlio Prestes, 16 – Luz, São Paulo/SP