RODRIGO FONSECA
“Motel Destino”, do cearense Karïm Aïnouz, marca a volta do Brasil à competição oficial do Festival de Cannes, que abriu esta quinta-feira anunciando as atrações de sua 77ª edição, que vai de 14 a 25 de maio. Fábio Assunção integra o elenco da produção brasileira que discute desejo e sexismo. Seus rol de concorrentes inclui duas lendas vivas dos EUA: Francis Ford Coppola e Paul Schrader. O primeiro, laureado duas vezes com a Palma de Ouro (por “A Conversação” e “Apocalypse Now”) concorre ao troféu uma vez mais, agora com o esperado “Megalópolis”, longa-metragem com Adam Driver sobre a construção de uma cidade pefeita. Já Schrader traz Richard Gere no centro de uma trama sobre deserção chamada “Oh! Canada”. Outro veterano de peso é o canandense David Cronenberg, que concorrerá com a sch-fi “The Shrouds”, com Vincent Cassel e Diane Krueger.
A língua portuguesa será ouvida ainda na disputa oficial pela Palma com “Grand Tour”, do luso Miguel Gomes. Já no idioma inglês há uma promessa de polêmica vindo de Ali Abbas com “The Apprentice”, sobre o jovem Donald Trump. Integram ainda o certame títulos inéditos de Paolo Sorrentino, Jia Zhangke e Andrea Arnold, que, em paralelo, vai receber o troféu de honra Carroça de Ouro na Quinzena de Cineastas.
O filme de abertura será comédia “La Deuxième Act”, de Quentin Dupieux. A presidência do júri deste ano fica à cargo da diretora e atriz Greta Gerwig, responsável pelo fenômeno “Barbie” (a maior bilheteria de 2023, com receita de US$ 1,4 bilhão).
A seção paralela Un Certain Regard, competitiva, terá o realizador e ator canadense Xavier Dolan como seu presidente do júri. Passam por ela longas de Rungano Nyoni, Roberto Minervini, Ariane Labele e Laetitia Dorch.
Antes dos anúncios feitos ontem, Cannes já havia divulgado a projeção de “Furiosa”, de Geore Miller, um derivado de “Mad MaX – Estrada da Fúria” (2015), com Anya Taylor-Joy no papel da jovem imperatriz outrora vivida por Charlize Theron. Também haverá projeção do primeiro episódio da série de longas-metragens “Horizon: Na American Saga”, um faroeste dirigido e estrelado por Kevin Costner. Foi anunciada ainda a criação de uma competição oficial de filmes de imersão, feitos a partir das tecnologias de realidade virtual.
O ganhador da Palma de Ouro Honorária de 2024 será o diretor, produtor e criador de “Star Wars”, George Lucas, que receberá a láurea no encerramento do evento.
COMPETIÇÃO OFICIAL DE CANNES 2024
THE APPRENTICE – Ali ABBASI
MOTEL DESTINO – Karim AÏNOUZ
BIRD – Andrea ARNOLD
EMILIA PEREZ – Jacques AUDIARD
ANORA – Sean BAKER
MEGALOPOLIS – Francis Ford COPPOLA
THE SHROUDS – David CRONENBERG
THE SUBSTANCE – Coralie FARGEAT
GRAND TOUR – Miguel GOMES
MARCELLO MIO – Christophe HONORÉ
FENG LIU YI DAI (CAUGHT BY THE TIDES) – JIA Zhang-Ke
ALL WE IMAGINE AS LIGHT – Payal KAPADIA
KINDS OF KINDNESS – Yórgos LÁNTHIMOS
L’AMOUR OUF – Gilles LELLOUCHE
DIAMANT BRUT (WILD DIAMOND) – Agathe RIEDINGER (First film)
OH CANADA – Paul SCHRADER
LIMONOV – THE BALLAD – Kirill SEREBRENNIKOV
PARTHENOPE – Paolo SORRENTINO
PIGEN MED NÅLEN (THE GIRL WITH THE NEEDLE) – Magnus VON HORN