Na Tela

Réu é quem perder Jurado n°2, de Clint Eastwood

O diretor faz um fino estudo sobre ética e arrependimento

por Rodrigo Azevedo

É uma pena que essa joia não tenha ganhado espaço em circuito no Brasil. O Jurado n°2 (Juror #2), o novo (e talvez o último) filme com direção de Clint Eastwood (hoje com 93 anos) teve uma carreira restrita em salas de projeção americanas.

Assim mesmo, esse misto de thriller e drama de tribunal com um fino estudo sobre ética, consciência pesada e arrependimento, gabaritou-se para a Oscar Season, a temporada de premiações anterior à cerimônia anual da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. E chegou a ser eleito um dos dez melhores filmes de 2024, de acordo como National Board of Review.

No enredo, o jornalista Justin Kemp (Nicholas Hoult, em sublime atuação), devotado na luta contra o alcoolismo, é escalado para o júri de um caso de feminicídio. Assume o posto sob um dilema, ao supor que ele possa ter sido o assassino, num acidente de trânsito que cometeu sob o efeito da bebida, após um porre.

Na trama, com base num argumento do dramaturgo Jonathan Abrams, Kemp preserva sua sobriedade nos Alcoolistas Anônimos (AA), sobretudo sob os conselhos de seu padrinho, Larry (Kiefer Sutherland, o Jack Bauer de 24 Horas). Estar sóbrio, entretanto, não expia sua angústia de ser (possivelmente) o culpado da morte discutida em Juror #2.

Ao perceber os pré-conceitos de seus e de suas colegas, as juradas e os jurados, mobilizados por uma promotora de verve justiceira, Faith (a sempre inspirada Toni Collette, que foi mãe de Hoult em Um Grande Garoto), Justin cai mais fundo no fosso do tormento. Esse buraco já foi explorado por Eastwood antes, em Sobre Meninos e Lobos (2003).

Parceiro habitual de Eastwood de 1977, Joel Cox assina a montagem de Jurado N°2, o que assegura o equilíbrio entre tensão e reflexão. Yves Bélanger assina a fotografia, buscando um tônus claustrofóbico nos enquadramentos, sempre com cores rebuscadas. A produção teve um orçamento de US$ 35 milhões.

Em exibição na Prime Video e na MAX