Diretores como Martin Scorsese, Spike Jonze, Brian de Palma e Michael Mann não costumam ter seus filmes adaptados para os videogames, mas são frequentemente homenageados na franquia GTA. Para a Rockstar, estúdio por trás dos games, investir em levar o game para o cinema não é uma prioridade no momento.

 

“Nos ofereceram várias vezes a chance de fazer um filme, mas nunca foi muito atraente”, disse Dan Houser, vice-presidente e co-fundador do estúdio, ao Guardian. “A grana nunca foi perto do bastante para valer a pena arriscar nosso grande trunfo”.

 

“Nossas pequenas interações com Hollywood sempre nos levaram de volta correndo aos games. A liberdade que temos para fazer o que queremos criativamente é de enorme valia”, completou. “No segundo que você se aproxima de Hollywood, as pessoas parecem dispostas, ou foram forçadas, a perder muito desse controle”.

 

Houser, no entanto, disse que se GTA ganhar uma adaptação, é mais provável que vá para a TV do que para o cinema.

 

“É mais fácil imaginar GTA como uma série de TV, pois o formato é mais próximo, mas ainda acho que perderíamos muito fazendo isso”, disse. “Temos uma experiência de mundo aberto gigantesca com 100 horas de duração e que dá aos jogadores controle sobre o que eles fazem, o que eles vêem e como eles vêem. Um mundo no qual você pode fazer qualquer coisa, de roubar um banco a ter uma aula de yoga a ver TV, tudo no seu ritmo. Como você condensa isso em uma experiência de duas horas, ou de 12 horas, na qual você tira as coisas principais: interatividade e liberdade?”.

 

“Amamos jogos, achamos que temos algo a dizer nestes jogos e que jogos têm muito a dizer. Não devíamos continuar a fazer isso?”, concluiu.