Myrna Silveira Brandão, de Berlim
O grande destaque da 64ª edição do Festival de Berlim neste sábado (09) foi, como não podia deixar de ser, a aguardada première da versão estendida de “Ninfomaníaca – Volume I”, de Lars von Trier.
O diretor não deixou de mostrar sua conhecida irreverência. Numa alusão irônica do seu banimento do Festival de Cannes em 2011, após ter dito numa coletiva que entendia Hitler, ele chegou em Berlim aparentemente de surpresa após a sessão prévia para a imprensa da versão de 145 minutos do filme.
Fazendo piada com o festival francês, posou para os fotógrafos com uma camisa preta estampada com uma palma dourada e a frase “Persona non grata – Official Selection” .
Mas não participou da coletiva que aconteceu com os atores Shia LaBeouf, Uma Thurman, Stacy Martin, Stellan Skarsgard e Christian Slater. Falando sobre as sequências de sexo, Stacy disse que elas são parte do filme.
“Eu confiei totalmente em Trier. Tivemos muita preparação e conversa até que estivéssemos preparados para filmar”, explicou Stacy, com elogios para o diretor. “Lars cria grandes diálogos, provoca debate e aborda assuntos que as pessoas não estão confortáveis em falar”.
LaBeouf, por sua vez, se irritou com uma pergunta sobre como foi fazer as cenas de sexo e, para constrangimento de todos, deixou a sala da coletiva, citando uma frase do jogador francês Eric Cantona.
“Quando gaivotas seguem uma traineira, estão pensando que sardinhas serão atiradas para o mar”, disse.
Diferença entre as duas versões é a quantidade maior de closes de sexo
O filme – que está na mostra oficial fora de competição – é a história poética e selvagem da vida de uma mulher, do nascimento, aos 50 anos de idade, contada pela protagonista Joe (Charlotte Gainsbourg) autodiagnosticada como ninfomaníaca.
Numa fria noite de inverno, o velho, charmoso e solteiro Seligman (Stellan Skarsgard) encontra Joe, violentada num beco. Ele a leva para seu apartamento, cuida de seus ferimentos e faz perguntas sobre sua vida. A partir daí, escuta atentamente enquanto Joe, durante oito capítulos, reconta a luxuriosa e multifacetada história de sua vida, rica em associações e fatos que se cruzam.
O novo trabalho do polêmico diretor dinamarquês utiliza uma estrutura conhecida da literatura, que consiste em capítulos encapsulados em dois filmes – Volume I e Volume II.
O filme é uma produção Dinamarca / Alemanha / França / Bélgica / Reino Unido e o gênero está sendo anunciado como Digressionismo. Além de Gainsbourg e Skarsgard, o elenco conta com Shia LaBeouf, Uma Thurman, Willem Dafoe e Jamie Bell.
A versão menor, de 117 minutos, teve estreia mundial nos cinemas, inclusive no Brasil, em dezembro do ano passado.
A diferença entre os dois filmes é a quantidade maior de cenas de sexo explícito, mas a história é a mesma.
“Ninfomaníaca – Volume 2” – tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros em 21 de março. A versão completa ainda não tem data programada para exibição.
Foto: Divulgação