O Black Pantera produziu um álbum, no qual incorpora alguns novos ritmos ao seu som, bem como influências da música latina. Intitulado “Perpétuo”, como o próprio título sugere, o disco fala sobre ancestralidade. Envolvido nessa atmosfera, Chaene teve uma inspiração e compôs, de uma vez só, uma música para a mãe dele, “Tradução”.
Com uma pegada mais leve do que a maioria do repertório da banda, o novo single, além de ser uma homenagem à Dona Guiomar, mãe de Chaene e Charles, se estende a dona Elvira, mãe do Rodrigo e a todas as mães e pessoas que fazem papel de mãe, ao mesmo tempo que fala sobre racismo. “Hoje, adulto, entendo melhor como o racismo estrutural afetou a vida dela”.
O clipe foi dirigido pela Carol Borges, da Quasque Filmes, que já fez vários clipes da banda. “A gente queria traduzir no vídeo, assim como na letra, uma história que refletisse a história da minha mãe e de várias mães negras do Brasil e do mundo. É um clipe incrível, poético e todas as referências estão lá. Ficamos muito felizes com o resultado”, disse Chaene.