Encerraram nesta segunda-feira (25) os três dias do festival When We Were Young, que aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos. O festival, que reuniu grandes nomes do Emo dos anos 90 e do início dos anos 2000, mexeu com o sentimento de nostalgia dos fãs de nomes como My Chemical Romance, Avril Lavigne e Paramore, bandas que encabeçaram o line-up dessa edição, e que ainda arrastam multidões de pessoas
para festivais e shows ao redor mundo.
Desde 2019, o mercado da música percebe o reaquecimento do movimento Emo nas plataformas de streaming de música. Depois do anúncio de comeback da banda My Chemical Romance. Nesse mesmo ano, os festivais de música começaram a convocar bandas de sonoridade parecida em seus line-ups. Esse movimento reacendeu a época das franjas de cabelo e do lápis de olhos de jovens, que, agora, já não tão jovens, curtiam tanto a música quanto o estilo de vida dessas bandas e artistas.
No Brasil, ainda durante a pandemia, bandas como a Fresno, comandada pelo vocalista Lucas Silveira, perceberam a oportunidade de uma recolocação na cena nacional e internacional motivada por esse fenômeno e emplacou uma série de lives intituladas de QuarentEmo. O sucesso do projeto alcançou as redes sociais e trouxe para território nacional a saudade do rock recheado de melancolia e dor de cotovelo. Nesse mesmo tempo, a banda Fresno voltou com força para o cenário nacional, fazendo parte de festivais nacionais de grande porte, incluindo as edições deste ano do Lollapalooza e Rock in Rio.
Na edição deste ano do Rock in Rio, o sucesso do “dia do emo” consagrou o retorno do gênero para o topo dos grandes festivais de música. Com Green Day como headliner da noite e Avril Lavigne fechando o palco Sunset, o festival comportou 120 mil pessoas no dia. Seguindo uma linha parecida, a edição do ano que vem do Lollapalooza anunciou a banda norte-americana Blink 182 como um de seus headliners após o retorno do vocalista e guitarrista Tom Delonge, que faz parte da formação original do grupo. As duas bandas ainda irão se apresentar na próxima edição do festival When We Were Young, que, assim como a deste ano, promete ser uma ode ao Emo.
Quer conhecer mais? Visite o Laboratório Pop. Siga nosso conteúdo no Instagram e no Twitter.