Laboratório Pop

O rock está salvo ! Cheers to Dublin

6 abr 2019 / Sem comentários / em Música

Por Luciano Vianna

Nesses 25 anos da morte de Kurt Cobain, muito se disse que o rock também morreu com o Grunge e nunca mais se reinventou. Mas é no norte da Irlanda, mais especificamente nos pubs de Dublin que o rock está sendo salvo. Bandas como Idles (para muitos a melhor banda ao vivo atualmente no planeta), Fontaines DC que lança seu esperadíssimo álbum de estréia dia 12 de abril), Just Mustard, The Murder Capital, Silverbacks e muitas outras trazem de volta todo o espírito punk do faça você mesmo para a atualidade. Afinal, se o mundo não vem a você, toque o caralho e crie sua própria cena sem se importar com mais nada.
Essas particularidades ligam a Dublin do final dos anos 2010s à Seattle do início dos anos 90, quando bandas de diferentes cidades em volta aproveitaram os bares, fanzines universitários e casas de shows para criarem uma cena que culminou no grunge e influenciou o resto do mundo.
Dublin tem dezenas de pubs com música ao vivo de segunda a segunda, onde o punk rock come solto e as bandas aproveitam para criar seus séquitos de seguidores, entre um pint e outro. A música que sai de lá é simples, guitarras altas, letras ácidas, bateria reta, puro post-punk de quem escutou muito The Fall, Gang of Four, Killing Joke e, principalmente, Joy Division no som dos pais.
Uma prova que o som de Dublin já está pronto para chegar ao mundo vai acontecer a partir de maio nos Estados Unidos. Os dois principais nomes da cena, Idles e Fontaines D.C estão se preparando para uma extensa turnê juntos pelas principais capitais do país, quase inteiramente sold out a meses. Um ingresso para o show de Atlanta, que esgotou em questão de minutos e custava 30 dólares, pode ser achado por quase 10 vezes esse preço em sites de revenda de ingressos, tamanha a procura.
Nós ainda vamos falar muito das bandas irlandesas por aqui e também das novas bandas de rock que despontam pelo mundo como Shame, Black Midi, Viagra Boys e muitas outras que você precisa escutar AGORA!
O rock vive. Graças a Irlanda. Sláinte !

Ouça
Idles – Danny Nedelko

Fountains DC – Big

The Muder Capital – More is Less

Just Mustard – Pigs

Fangclub – Better to Forget

Não deixe de comentar!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Útimas de Música

Útimos posts