Após uma série de singles lançados propositalmente a cada lua cheia de cada mês, Peter Gabriel finalmente anuncia a data de lançamento do álbum “I/O”, o primeiro álbum do músico após 21 anos sem trabalhos inéditos. O disco chega ao streaming no dia 1º de dezembro e conta com contribuições de Brian Eno , do proprietário da XL Recordings, Richard Russell, do guitarrista David Rhodes, do baixista Tony Levin, do baterista Manu Katché, do pianista Tom Cawley e outros.
“Depois de anos de lançamentos na lua cheia, estou muito feliz em ver todas essas novas músicas juntas no bom navio I/O e prontas para sua jornada pelo mundo”, disse Gabriel sobre seu novo álbum em um Comunicado de imprensa.
O novo álbum foi gravado entre o Real World Studios em Bath, Inglaterra, e o estúdio caseiro de Gabriel. Cada música do “I/O” recebeu mixagens estéreo separadas: o “Bright-side mix”, gerenciado por Mark “Spike” Stent, e o “Dark-Side Mix”, executado por Tchad Blake. Um terceiro mix Dolby Atmos, também conhecido como “In-Side Mix”, foi feito por Hans-Martin Buff e será incluído na versão de três discos de “I/O”.