Texto Luciano Vianna

Foto Divulgação Alok – Rock in Rio

A Cidade do Rock tinha mais de 50 mil pessoas antes das 16hs. Na história do Rock in Rio isso nunca havia acontecido. Mas Lennon nasceu para fazer história. O maior nome da música brasileira atualmente levou uma multidão para a abertura do palco Sunset de dar inveja a qualquer headliner do palco Mundo. Acompanhado de Papatinho, Cidinha & Doca, MC Hariel e MC Karol, o show foi uma verdadeira aula de funk, rap e trap para não deixar ninguém parado.

Outra estrela do rap nacional, Xamã, foi a segunda atração do palco Sunset, acompanhado dos rappers indígenas do Bro MCs. Apesar de não manter a enorme quantidade de público do show anterior, Xamã entregou um show cheio de hits radiofônicos, numa abertura feita sob medida para o Alok abrir os trabalhos no palco principal.

O mais famoso DJ brasileiro fez tudo o que se esperava dele. Muitos hits próprios e dos outros, num espetáculo visual impressionante e com muita resposta do público, jogando o sarrafo lá para o alto para o americano Jason Derulo, atração seguinte do Palco Mundo.

Mas antes, no palco Sunset, o rapper paulista Criolo recebeu a cabo-verdeana Mayra Andrade para um show altamente politizado, com projeções de palavras de ordem e muitos gritos do público contra o atual presidente.

Jason Derulo abriu o trabalho dos estrangeiros no Palco Mundo no sábado com um vigoroso show de New Soul,  misturando coreografias perfeitas com bases pré-gravadas de voz e muitos hits do TikTok. Agradou, mas amanhã ninguém irá mais se lembrar.

Enquanto isso nomes como PK, Poze do Rodo, Don Juan e Bielzin mostraram a força do rap e trap nacional, com seus shows perigosamente lotados nos palcos paralelos. Um erro crasso da organização, que subestimou o poder das atrações verdadeiramente populares do dia e poderia ter resultado numa tragédia.

Fechando o Sunset, os Racionais chegaram com imagens do filme Warriors e um palco e telão de alta definição magnificos, imitando uma estação de metrô. Como era de se esperar, fizeram um show potentissimo, com imagem de negros assassinados, baseado inflável jogado no público e um discurso político característico do coletivo paulista.

Durante o show dos Racionais, a chuva começou a cair e, na hora do show do DJ Marshmello ela veio de vez. Mas ninguém desanimou por isso e o DJ entregou tudo o que se esperava dele, numa mistura de EDM com música pop e um lindo visual.

Fechando o Palco Mundo, o americano Post Malone trouxe sua famosa simpatia e fábrica de hits desafiando a chuva que caiu forte durante praticamente todo o show. Com sucessos como Better Now, Circles e Rockstar, o rapper americano de mais de 60 tatuagens empolgou o público madrugada adentro, não se importou com a chuva, se emocionou e agradeceu muito ao público por enfrentar a chuva com ele e fechou com chave de ouro a segunda noite do Rock in Rio 2022.