A Apple, que sempre foi sinônimo de inovação, lançou na última terça (10) duas novas versões do seu smartphone: iPhone 5s e iPhone 5c. O evento, feito na sede da Apple em Cupertino, foi o primeiro a mostrar o real potencial de Tim Cook, novo CEO da empresa. Porém, nesta quarta-feira a coisa não foi tão bem: As ações da Apple caíram mais de 5% nesta quarta-feira (11),  e deixou investidores desconfiados.  A versão mais barata”do aparelho, o 5c, é feito com uma carcaça de plástico em cores neon, e custa US$ 99  (com fidelidade de 24 meses). Já a versão premium, o iPhone 5s, custa US$  199  e apresenta três novas cores. Ainda não existe uma data para lançamento no Brasil e muito menos um preço estabelecido no Brasil, mas as redes sociais foram inundadas por comentários negativos de pessoas que não entenderam o conceito de ter  dois iPhones em linha.

O novo iPhone 5c é colorido, assim como o primeiro iMac era em 1998 quando Steve Jobs voltou para a Apple. Esse aparelho ficou em linha até 2003 e, no ano seguinte, deu origem à linha de portáteis iBook que, vejam só, também era colorida e cítrica. Vale lembrar que esses foram os principais produtos que reergueram a Apple, tornando o que ela é hoje: referência em design. Custar US$ 99 nos EUA, com contrato, não significa que ele vai custar R$ 300 no Brasil. O mercado é outro e a dinâmica de consumo também.

O iPhone 5s é um aparelho mais robusto, que incluiu uma nova tecnologia de desbloqueio chamada Touch iD, que habilita o aparelho utilizando as digitais do dono. Atualmente esse desbloqueio é feito por senha, em todos os outros iPhones, e toma algum tempo do usuário. Além do desbloqueio, esse sensor também é usado para autenticar compras na iTunes Store sem o uso de senhas. O processador A7 é 54x mais rápido do que o do primeiro iPhone, lançado em 2007, e ele conta ainda com uma nova câmera, com dois leds de cores diferentes para compensação de cor.

*Romulo Almeida é jornalista especializado em Apple