Cinema

‘Tire 5 Cartas’: 220 volts de humor na comédia de costumes

Por Laboratório Pop

Rodrigo Fonseca
Às vésperas da estreia de “Estranha Forma de Vida”, de Pedro Almodóvar, um filme brasileiro carregado de cores e instintos bem próximos aos do artesão autoral manchego busca espaço em tela atraindo holofotes para o diretor Diego Freitas – é ele o responsável pelo caliente “Tire 5 Cartas”. Em 2018, ele deu ao circuito um thriller eletrizante, “O Segredo de Davi”, que fincava os pés no âmago das narrativas de gênero, com espectro sensorial de sensualidade ao unir medo e desejo. É notável o trânsito que o cineasta faz agora pro ambiente do humor (mas trata-se de um humor bastante almodovariano, nada comportado), levando uma inspirada Lilia Cabral para um vívido registro de apresentação da brasilidade. Um registro distinto do que a atriz tem apresentado na TV e nos palcos.
Sob a produção de Joaquim Haickel e Elisa Tolomelli, “Tire 5 Cartas” se destaca em especial pelo trabalho de maquiagem, numa caracterização que aposta numa paleta retinta de pigmentos. Há que se destacar também a inteligente estratégia midiática de “product placement” para dar publicidade às belezas do Maranhão, onde o longa foi rodado e onde parte da trama se passa. Há ainda um terceiro vetor de encantamento: Stepan Nercessian. Num processo anfíbio entre o riso e o romantismo, o Jack Lemmon de Goiás nos dá um de seus mais inspirados desempenhos.

Na trama, fotografada por Victor Alencar numa luz dionisíaca, Fátima (Lília Cabral) é uma taróloga que enrola seus clientes com a ajuda de seu marido, Lindoval (Stepan Nercessian), um cover de Sidney Magal. Sua sorte muda quando um valioso anel roubado cruza o seu caminho. Decidida a ficar com o anel, Fátima foge dos bandidos e vai para sua terra natal, São Luís do Maranhão, embarcando numa aventura repleta de peripécias. Cada virada de roteiro – mesmo as que flertam com o diabo da obviedade – ganham viço na tela. Freitas dirige as situações cômicas elevando-as a 220 volts de potência, num flerte com a tradição da comédia de costumes.