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por Myrna Silveira  Brandão

 

“The Grand Budapest Hotel”, de Wes Anderson, dá partida na próxima quinta feira à 64ª edição do Festival de Berlim (6 a 16 de fevereiro), que vai mostrar uma eclética programação de mais de 300 títulos. Estrelado por Ralph Fiennes, o filme reconstrói as aventuras de Gustave H.,  lendário concierge de um famoso hotel europeu no período entre as guerras, e Zero Moustafa, o office boy que se tornou o seu amigo mais confiável.

 

“Praia do futuro”, do cearense Karim Ainouz , concorre ao Urso de Ouro na mostra oficial. O filme é a história de um salva-vidas (Wagner Moura) que sai do Brasil em busca de uma paixão na Alemanha.  Dez anos depois, seu irmão mais novo (Jesuíta Barbosa) que o tinha como herói, tenta encontrá-lo em Berlim.

 

O Brasil não integrava a competitiva oficial desde 2008, quando concorreu e ganhou o Urso de Ouro com “Tropa de elite”, de José Padilha, também estrelado por Moura. Aïnouz – que mora em Berlim desde 2009 – disse ao Laboratório Pop que é uma alegria estar num festival com essa envergadura.

 

“Além disso, é um orgulho representar o Brasil na competição”, declarou o diretor de 48 anos, conhecido por títulos como “Madame Satã” e “O Céu de Suely”.

 

Ainouz também estará na Berlinale Especial com  “Catedral das Culturas” (“Kathedralen der kultur”),  filmado em 3-D  (Alemanha / Dinamarca / Áustria / Noruega / França). O filme, dirigido coletivamente por Wim Wenders, Michael Glawogger, Michael Madsen, Robert Redford, Margreth Olin e Aïnouz, terá première mundial no festival.

 

Mostra oficial

 

“Praia do futuro” concorrerá com 19 filmes, incluindo produções da Argentina, Canadá, Estados Unidos, China, França, Grécia, Espanha, Alemanha, Áustria, Noruega, Japão e Reino Unido.

 

Entre os filmes mais aguardados estão: “The little house”, de Yoji Yamada (Japão); “Boyhood”, de Richard Linklater (EUA); “Aloft”, de Claudia Llosa (Espanha); e “Aimer, boire et chanter”, do veterano diretor francês Alain Resnais, que tenta o prêmio pela terceira vez (concorreu em 1993 com “Smoking / no smoking” e em 1997 com “Amores Parisienses”).

 

Os alemães, anfitriões do evento, estão na disputa com quatro títulos, entre os quais se destaca “Die Geliebten Schwestern”, de Dominik Graf. A Grécia, cuja cinematografia vem ascendendo nos últimos anos, concorre com “Stratos”, de Yannis Economides; e a Argentina comparece com duas produções: “La terceira orilla”, de Celina Murga e “Historia del miedo”, de Benjamin Naishtat. George Clooney  mostrará seu novo filme, “The monuments men”, fora de competição

 

O produtor e roteirista James Schamus (“As aventuras de Pi”) é o presidente do júri, que inclui, entre outros a atriz americana Greta Gerwig, o diretor francês Michel Gondry e o ator vencedor do Oscar Christoph Waltz. Os vencedores serão conhecidos em 15 de fevereiro, na noite de gala de premiação. O festival encerrará com uma sessão especial do filme ganhador do Urso de Ouro.

 

Paralelas 

 

 

A Panorama, destinada a filmes de cunho social e qualidade artística, tanto em ficção quanto em documentários, está completando 28 anos.  A Mostra é composta por Panorama Principal, Especial e Documenta. O Brasil participa com dois títulos: “O homem das multidões”, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães e “Hoje eu quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro.

 

“O homem das multidões”, inspirado em um conto do escritor britânico Edgar Allan Poe, retrata a solidão vivida por um funcionário do metrô interpretado pelo ator Paulo André. “Hoje eu quero voltar sozinho”, por sua vez, conta a história de um jovem deficiente visual em busca de sua independência, ao tempo em que lida com descobertas da adolescência.

 

Outros destaques da Panorama incluem: “Calvary”, de John Michael McDonagh (Irlanda); “Is the man who is tall happy?”, de Michel Gondry  (França); “Journey to the West”, de Tsai Ming-liang  (França / Taiwan); “Love is strange”, de Ira Sachs (EUA); e “2030”, de Minh Nguyen-Vo (Vietnam), que abrirá a Panorama Principal.

 

“Yves Saint Laurent”, de Jalil Lespert (França) será o filme de abertura da Panorama Especial. The Last Hijack, de Tommy Pallotta e Femke Wolting, sobre a pirataria na Somália, abrirá a Panorama Documenta.

 

O Brasil marca presença ainda na cultuada mostra Fórum com Castanha, de David Pretto; e na Geração, com o curta-metragem Eu não digo adeus, digo até logo, de Giuliana Monteiro.

“The second game”, novo trabalho do cultuado diretor romeno Corneliu Porumboiu, também integrará a Fórum, que selecionou 28 filmes.

 

Homenagens e Retrospectivas 

 

O Urso Honorário, tributo pelo conjunto da obra, será entregue ao diretor britânico Ken Loach, de 77 anos. A homenagem será acompanhada de uma mostra com 10 dos seus filmes:   entre outros a série de tevê “Cathy come home”, “Terra e liberdade”, “Meu nome é Joe”, “Os navegadores” e “À procura de  Eric”.

 

A Retrospectiva terá como tema central  a iluminação no cinema. Intitulada Estética da Sombra, a mostra será constituída de  40 filmes mudos e sonoros, focalizando estilos de iluminação em diversos gêneros. Entre os destaques,  estão alguns  títulos recentemente restaurados como “Under the lantern”, de Gerhard Lamprecht, (Alemanha, 1928);  “A marca do Zorro”, de Fred Niblo (1920) e “O máscara de ferro”, de Allan Dwan (1929), ambos americanos.

 

A Berlinale terá também,  na sua tradicional mostra destinada a filmes restaurados, a premiere mundial do clássico “O gabinete do Dr. Caligari”, de Robert Wiene. O fime, que teve seu lançamento em 1920, será mostrado, em sua nova versão restaurada digitalmente, 94 anos depois.  A exibição será acompanhada por concerto executado pela Filarmônica de Berlim.

 

 

FILMES DA MOSTRA OFICIAL

 

Em competição

 

“Black coal, thin ice”, de Yinan Diao – República Popular da China

“Boyhood”, de Richard Linklater – EUA

“The little house”, de Yoji Yamada – Japão

“Historia del miedo”, de Benjamin Naishtat – Argentina / Uruguai / Alemanha / França

“Jack”, de Edward Berger – Alemanha

“In order of disappearance”, de Hans Petter Moland – Noruega / Suécia / Dinamarca

“Stations of the Cross”, de Dietrich Brüggemann – Alemanha

“La tercera orilla”, de Celina Murga – Argentina / Alemanha / Holanda

“La voie de l’ennemi”, de Rachid Bouchareb – França / Argélia / EUA / Bélgica

“Macondo”, de Sudabeh Mortezai – Áustria

“Praia do futuro”, de Karim Aïnouz – Brasil / Alemanha

“Blind massage”, de Ye Lou – República Popular da China

“No man’s land”, de Hao Ning – República Popular da China

“Inbetween worlds”, de Feo Aladag – Alemanha

“’71”, de Yann Demange (Reino Unido)

“Aimer, boire et chanter”, de Alain Resnais (França)

“Aloft”, de Claudia Llosa (Espanha, França)

“Die geliebten schwestern”, de Dominik Graf (Alemanha)

“Stratos”, de Yannis Economides (Grécia)

“The Grand Budapest Hotel”, de Wes Anderson (Reino Unido, Alemanha)

 

 

Fora de competição

 

“The monuments men”, de George Clooney (Alemanha, EUA)

“Ninfomaníaca, volume I”, de Lars von Trier (Dinamarca / Alemanha / França)

“Beauty and the beast”, de Christophe Gans – França / Alemanha