Nesta sexta-feira (8) os amigos Vicente Nucci, Vinicius Castro e Zé Motta lançaram seu novo álbum, “Sopro”. O disco já está disponível nas principais plataformas de streaming de música.
Colegas na Faculdade de Música da UniRio, parceiros, amigos. Agora unidos neste projeto que inclui nove canções, todas compostas há anos, antes da pandemia. Para eles, revisitar essas canções tem sido um ato de respiro. “Dizem por aí que a vida é um sopro. O resgate deste trabalho é, para nós, uma forma esperançosa de expressarmos nossas razões de viver”, explica Zé Motta. O trio contou com a colaboração de Pedro Araújo.
“Sopro” foi todo gravado remotamente, usando tecnologia de ponta, com a participação de artistas das mais diversas partes do globo: uma orquestra de cordas em Praga, músicos dos EUA, do Reino Unido, de Portugal e, claro, do Brasil.
“A inspiração para o tema principal de ‘A espera’ veio de uma época em que ouvia obsessivamente uma música do Pink Floyd chamada “The Narrow Way (Part I)”. Num dado momento, senti que precisava dizer algo musicalmente sobre ela. E, no mesmo tom, mas colocando alguma brasilidade na forma de baião, teci as primeiras tramas dessa canção até que cheguei a um ponto em que não sabia mais para onde ir com a melodia.” Conta o músico Vicente.
Compartilhei com o Zé o meu problema, e assim surgiu nossa primeira parceria musical. Fiquei abismado como duas cabeças podem ter visões muito diferentes sobre uma mesma coisa e essas visões se completarem tão bem, fechando a canção com uma passagem harmônica totalmente inesperada. Lembro que queríamos terminar a música para mandar para o Vinicius, ansiosos por aquela primeira parceria dos três”, conclui.