Novembro tem se consolidado nos últimos anos como um mês central para a cena do indie rock na América Latina. Várias razões convergem para isso: festivais de grande escala que escolhem datas nesse mês, artistas internacionais de porte médio-grande que incluem cidades latino-americanas em turnês nessa janela, e um clima de final de primavera/princípio de verão no hemisfério sul que favorece eventos ao ar livre.
Esse ano três grandes cidades recebem quatro festivais (Buenos Aires, São Paulo, Santiago), nessa janela latino-americana de novembro. Mas porque novembro?
No hemisferio norte, o mês é praticamente uma ressaca do verão, quando centenas de festivais invadem os EUA e Europa e é uma época em que diversos artistas dedicam suas agendas a explorar o resto do mundo.
Além disso, por aqui temos grandes festivais como o Lollapalooza e o C6 no inicio do ano, o que satura um pouco o primeiro semestre. Tudo isso nos deu em 2025 quatro grandes festivais que são o sonho de todo fã de rock alternativo, ou indie rock:
Music Wins Festival (Buenos Aires, Argentina)
A edição de 2025 do Music Wins em Buenos Aires será no domingo, dia 2 de novembro em Buenos Aires e traz nomes como Massive Attack, Primal Scream e Yo La Tengo, entre outros.
ÍNDIGO Festival (São Paulo, Brasil)
O mais novo festival brasileiro está marcado também para 2 de novembro, no Parque Ibirapuera em São Paulo e traz como destaque o único show dos americanos do Weezer no Brasil, além de medalhões alternativos como Bloc Party e Mogwai.
Balaclava Fest (São Paulo, Brasil)
O mais indie de todos os quatro festivais citados na matéria, o Balaclava celebra o sucesso do selo/produtora de mesmo nome e acontece dia 9 de novembro no Tokio Marine Hall, em São Paulo, com destaque para o único show do Stereolab no Brasil e apresentações de Yo La Tengo e Geordie Greep.
Fauna Primavera (Santiago, Chile)
E por último, mas não menos importante, temos o Fauna Primavera, talvez o maior festival indie da América Latina. Realizado na capital chilena, o festival dura dois dias e traz juntos praticamente todas as grandes atracões dos outros festivais, como Massive Attack, Weezer, Stereolab, Mogwai e outros nomes como Aurora, James, etc…, numa verdadeira celebração da boa música alternativa.
Agora é escolher qual festival ir, que a música está garantida!
